Vera Calegaro afirma que gestão ambiental precisa ser revista
2007-01-03
Com a experiência de ter gerenciado o Programa Pró-Guaíba nos últimos quatro anos, Vera Callegaro tomou posse, nesta terça-feira (2), na Secretaria do Meio Ambiente. Bióloga, com doutorado, e servidora da Fundação Zoobotânica do RS (FZB), ela também tinha sido secretária substituta da Secretaria por um período no governo anterior.
Como secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro afirmou que a pasta está no eixo do desenvolvimento socieconômico do Estado, mas a gestão ambiental precisa ser revista e adequada às necessidades presentes. "O episódio recente do rio dos Sinos foi marcante e serviu para uma reflexão sobre o papel de cada um frente à natureza", disse a secretária.
A secretária ainda fez referência aos funcionários da secretaria e de suas fundações vinculadas - Fepam e FZB. "Temos um quadro qualificado que sempre apresentou soluções em momentos difíceis e é com isso que vamos contar, a partir de agora, para os desafios e para darmos respostas condizentes à sociedade", falou Callegaro.
Vera também destacou a integração da secretaria com os diversos segmentos. "Principalmente por meio dos Conselhos do Meio Ambiente (Consema) e de Recursos Hídricos (CRH) e dos Comitês de Bacias Hidrográficas vamos manter a aproximação com os setores econômicos e com a população", afirmou.
Claudio Dilda, que transmitiu o cargo e disse que o modelo de gestão ambiental precisa ser modificado. "Já foram dados passos neste sentido, mas é preciso continuar, pois a forma comando-controle da década de 1980 surtiu seus efeitos e agora tem que se fazer gestão pela qualidade", disse Dilda. "Não adianta apenas o licenciamento. Tem que haver algo mais e o episódio do rio dos Sinos apontou para isso", completou.
O ex-secretário também disse que é necessário continuar o processo de consolidação da secretaria e apontou como imprescindível a inclusão da variável ambiental na estrutura geral do Governo.
Estiveram presentes na transmissão de cargo, ocorrida no auditório da secretaria, a deputada estadual e presidente do PSDB no RS, Zilá Breitenbach, os suplentes de deputado federal Ademir Schneider e Jorge Pozzebon, os presidentes da Fepam e da FZB, Antenor Ferrari e Carlos Schreiner, o presidente do Consema, Valtemir Bruno Goldmeier, entre outras autoridades.
(Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 2/1/2007)
www.estado.rs.gov.br