Tempestades de neve deixam doze mortos nos Estados Unidos
2007-01-02
A nevasca que atingiu o centro dos Estados Unidos nos últimos dias causou a morte de doze pessoas, a maioria em acidentes de trânsito, e deixou milhares de moradores sem energia elétrica, segundo as autoridades locais. Hoje, a neve finalmente parou de cair nos Estados do Colorado e do Kansas, os mais afetados, mas levou chuva ao leste do pais, da Flórida a Nova York, onde são registrados atrasos nos aeroportos.
Embora não neve mais no centro do país, helicópteros e viaturas de polícia ainda percorrem as estradas que foram cobertas pela neve em algumas áreas para verificar se não há pessoas presas nos veículos. Em Cuchara, no Colorado, a neve que caiu formou uma camada de 1,2 metro, enquanto o Condado de Wallace e outras áreas do Kansas foram cobertos com quase um metro de neve. Em Albuquerque, no Novo México, a camada chegou a 60 centímetros.
Em Wallace, um homem de 48 anos foi encontrado morto em sua casa aparentemente após um acidente com um gerador que tinha ligado após ficar sem eletricidade. Outras dez mortes ocorreram em acidentes de trânsito no Colorado, Texas e Minnesota. Uma pessoa morreu no Texas em um tornado.
Milhares de pessoas ainda estão sem eletricidade. No Kansas, onde a governadora Kathleen Sebelius declarou estado de emergência, a tempestade deixou sem luz mais de 44 mil casas e empresas. Em Nebraska, foram 15 mil, e, em Oklahoma, 5 mil. Trata-se da segunda grande tempestade de neve que castiga os EUA neste inverno. A anterior isolou a região de Denver, no Colorado, há duas semanas.
(EFE, 02/01/2007)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u103380.shtml