Conclusão da ciclofaixa de Pelotas deve sair até 15 de janeiro
2007-01-02
O ano de 2007 e a temporada de veraneio começam com uma boa notícia para os ciclistas, principalmente os que utilizam a bicicleta como único meio de transporte. A partir do dia 15 de janeiro a ciclofaixa da avenida Adolfo Fetter deve estar definitivamente pronta do trecho que vai da ponte sobre o arroio Pelotas até o trevo da avenida Rio Grande do Sul. Esta é a expectativa do titular da Secretaria de Obras (SMO), Fabrício Tavares, que na quinta-feira (28/12) acompanhou o início da colocação da camada asfáltica na pista.
Se não chover o trabalho será concluído em seis dias úteis, ou seja, na próxima sexta-feira. Simultaneamente, explica o secretário, também está sendo feita a sinalização horizontal e assim que for concluída esta etapa a Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito (SSTT) fará a vertical e colocará os tachões. A pista ainda será dividida ao meio para permitir o funcionamento em dois sentidos. “Assim que tudo estiver pronto, a SSTT deverá fazer uma blitz educativa para orientar os usuários e motoristas”, disse.
Com 3,6 quilômetros de extensão e 2,65 metros de largura, a ciclofaixa começa na ponte sobre o arroio Pelotas em direção à rótula com a avenida Rio Grande do Sul. A capa de rolamento tem três centímetros de espessura. Ao todo foram investidos pela Prefeitura R$ 76 mil. No trecho que leva até o Balneário dos Prazeres, a ciclofaixa permanecerá com pavimentação em saibro.
Nos locais onde existem paradas de ônibus, o espaço destinado aos ciclistas será desviado e terá continuidade pela parte de trás. Nestes pontos serão construídos espaços exclusivos para os coletivos. Ao todo serão necessárias seis unidades.
Assim que forem concluídas as obras da ciclofaixa, a SMO dará início à pavimentação em asfalto do prolongamento da avenida Ferreira Viana. Este trabalho vai definir o retorno em frente ao novo prédio do Foro, numa extensão de cem metros. A base já está quase pronta. O que devem ser colocados são os meios-fios para depois a capa de rolamento e a sinalização.
Anunciada para a temporada de 2006, pista chega na reta final com um ano de atraso
A ciclofaixa é uma antiga reivindicação dos trabalhadores que diariamente se deslocam do Centro para a praia - e vice-versa - de bicicleta. Ter um local específico e devidamente sinalizado para trafegar será uma garantia de segurança a mais para eles, desde que sejam respeitados. É assim que pensa o pedreiro Paulo Borges, 50 anos, que nesta época do ano também atua como zelador e nos finais de semana entrega produtos de limpeza. Qualquer uma das atividades é realizada na praia, para onde ele vai e volta de bicicleta todos os dias.
“Para quem usa esta estrada de bicicleta está ficando muito bom. Melhorou mesmo. Agora basta saber se os motoristas vão nos respeitar, principalmente nesta época que o movimento é maior”, disse Borges.
O aposentado Nélio Martins, 58 anos, que trabalha como caseiro na praia, aposta que com a ciclofaixa a segurança será maior no trajeto até os balneários. “Está uma beleza e espero que fique melhor”, afirmou.
No entanto, a estimativa de que até o dia 15 de janeiro ela esteja concluída chega com um ano de atraso. Em agosto do ano passado foi anunciado pelo secretário de Segurança Transportes e Trânsito, Jacques Reydams, que naquele mesmo mês começaria o serviço de nivelamento da pista. Na época, ele ainda arriscou uma previsão otimista de que até o dia 15 de outubro o trabalho estaria concluído e os usuários desfrutariam da ciclofaixa no início da temporada de 2006.
Passado este período - 15 de outubro - nada tinha sido feito com relação à ciclofaixa. Equipes da SMO ainda trabalhavam na rótula de acesso à avenida Rio Grande do Sul e surgiu outra estimativa. Desta vez o anúncio era de que a área destinada aos ciclistas receberia a devida atenção assim que o trevo fosse terminado. E isto ocorreu nos últimos dias de 2005. Assim, embora o ano de 2006 tenha tido as atenções voltadas à ciclofaixa, ele termina com mais uma expectativa de que na primeira quinzena de janeiro de 2007 ela deva estar pronta.
Inicialmente a pista seria construída do lado esquerdo da via, no sentido Centro-praia. Entretanto, após análises técnicas - das secretarias de Obras, Segurança, Transportes e Trânsito e de Urbanismo - foi detectada a presença de aproximadamente 35 bueiros de uma empresa de telefonia e isto dificultaria a escavação e a pavimentação nestes pontos. Foi então decidido que a ciclofaixa passaria a ser do lado direito.
Cumpridos os prazos legais exigidos durante todo o processo, considerados os períodos de chuva e de problemas no maquinário que em alguns momentos inviabilizaram o andamento das obras, a estimativa do secretário de Obras Fabrício Tavares é que este trecho final seja concluído até 15 de janeiro.
(Diário Popular, 31/12/2006)
http://www.diariopopular.com.br/