Ecologistas temem reflexos da poluição do rio dos Sinos no lago Guaíba
2007-01-02
Os ambientalistas gaúchos estão preocupados com a ameaça de nova mortandade de peixes no Rio dos Sinos. 'Se os problemas continuarem em breve terão reflexos no Guaíba', alerta o coordenador da ONG Guardiões do Lago, Gilson Pesch, responsável pela Câmara Técnica de Áreas Naturais do Conselho Municipal do Meio Ambiente da Capital.
Pesch não acredita que a degradação do rio esteja vinculada exclusivamente aos curtumes. 'Existem empreendimentos industriais de outros ramos em Sapucaia e São Leopoldo que acumulam elevados passivos ambientais.' Ele revela que está investigando os 'poluidores potenciais' do Sinos.
A vice-presidente da ONG Amigos da Terra Brasil, Kátia Vasconcellos, salienta que a tragédia ambiental no Sinos foi o ápice de situações isoladas de degradação. A ambientalista defende a necessidade de maior empenho do poder público. Segundo ela, a situação do Rio dos Sinos sempre foi preocupante por conta da elevada concentração de indústrias e curtumes na região. 'É preciso que as prefeituras do Vale do Sinos façam a sua parte.'
(Correio do Povo, 31/12/2006 e 01/01/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp