Que tal preparar adubo orgânico em casa, usando os resíduos produzidos no dia-a-dia, e, ainda, contribuir com a preservação da natureza? Se você está interessado em garantir a fertilização da horta doméstica ou dos jardins com um produto natural, saiba que construir uma composteira em casa é muito fácil.
Há pelo menos dois modelos de recipientes para produção de fertilizantes. O primeiro, talvez o mais popular, é a minhoqueira. Assim como o próprio nome indica, essa técnica emprega o cultivo de minhocas para transformar o lixo orgânico em adubo. Já o composto domiciliar contínuo utiliza a ação de microorganismos na formação de fertilizante.
Em 2005, durante uma viagem à Austrália para visitar uma amiga, a professora aposentada Helena Hauschild, 60 anos, teve a oportunidade de realizar um curso de reciclagem de resíduos domésticos patrocinado pela prefeitura de Sydney. Ao final da aula, todos os participantes ganharam uma composteira portátil, para usar no pátio, na área de serviço ou na cozinha.
De volta para o Brasil, ela instalou o equipamento na área externa de sua casa. Com o auxílio de outra composteira com capacidade para 200 litros, praticamente todo o lixo orgânico produzido pela família é transformado em adubo natural. E o lixo seco é encaminhado para reciclagem.
(
Zero Hora, 28/12/2006)