Aumentar a consciência sobre a responsabilidade de viajar. Durante quatro dias, esse foi o assunto mais debatido entre os participantes do Fórum Mundial do Turismo - Destinations 2006, realizado entre 29 de novembro e 2 de dezembro, na PUCRS, em Porto Alegre.
Tanto autoridades quanto profissionais do turismo afirmam: o envolvimento do consumidor é um dos principais desafios do desenvolvimento sustentável.
- É preciso que o turista não use de forma abusiva o ambiente, optando por pacotes turísticos que privilegiem a sustentabilidade - destaca o diretor da divisão de turismo do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (Pnuma), Stéfanos Fotiou, um dos palestrantes.
No Rio Grande do Sul, iniciativas que valorizam o contato e a integração do homem com a natureza ganham cada vez mais espaço. Um exemplo é a região de Três Coroas (foto), localizada em pleno pólo da indústria calçadista do Estado, na qual o turismo de aventura tem dado esperanças para a preservação do Vale do Paranhana.
Rafting, rappel de cachoeira e canoagem valorizam as águas do manancial e atraem eventos esportivos de âmbito nacional e internacional.
(
Zero Hora, 28/12/2006)