As praias do Litoral Norte foram consideradas próprias para banho de mar, com exceção de três pontos: a foz do Rio Mampituba e Praia Grande (Guarita Central) em Torres e o sul do Baronda, em Capão da Canoa. A divulgação da balneabilidade dos 30 pontos de monitoramento do Litoral Norte foi feita na sexta-feira (29/12) pelo gerente Regional do Litoral Norte (Gerlit) da Fepam, Mattos Allem Roxo, em coletiva na casa Amarela (Imprensa) da Central de Governo em Capão da Canoa.
A Fepam ressalta que estes resultados nas praias consideradas impróprias refletem condições de coleta em período de chuvas e, principalmente, as ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem. Em Torres, tanto na foz do Rio Mampituba quanto na Praia Grande (Guarita Central) existe rede coletora de esgoto e tratamento implantado pela Corsan. O município deve fiscalizar e ampliar o número de ligações na rede de esgoto doméstica, minimizando os problemas de poluição.
O resultado da primeira balneabilidadec nas praias gaúchas realizado pela Fepam reflete as cinco primeiras campanhas efetuadas para analisar a qualidade da água. De acordo com indicadores definidos pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Consema), somente quando são encontrados mil coliformes fecais por cem mililitros de água configura-se problema de balneabilidade. O índice máximo encontrado nos 30 pontos do Litoral Norte foi 1.600.
Litoral Médio
Todos os 10 pontos de monitoramento das praias de Palmares do Sul, Tapes, Arambaré, Cristal e São Lourenço do Sul foram considerados próprios para banho.
Litoral Sul
A balneabilidade das praias do Litoral Sul nos municípios de Pelotas, Rio Grande e São José do Norte será divulgada a partir de 15 de janeiro porque ainda não completaram as cinco campanhas de amostragem.
Lago Guaíba
Na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba os balneários considerados próprios para banho foram quatro: Praia do Encontro (São Jerônimo, no rio Jacuí), Praia da Cachoeirinha (General Câmara, no rio Jacuí), Praia das Pombas (Parque Itapuã, lago Guaíba), Praia da Pedreira (Parque Itapuã, lago Guaíba).
Os balneários de Sans-Souci (Eldorado do Sul, no Lago Guaíba), Praia da Alegria (Guaíba, lago Guaíba), Praia da Florida (Guaíba, lago Guaíba), Recanto das Mulatas (Barra do Ribeiro, lago Guaíba) foram considerados impróprios.
Alguns balneários ainda não completaram as cinco campanhas de amostragem, e por esta razão ainda não estão classificadas. São eles: Praia Santa Vitória (Rio Pardo, no rio Jacuí); Praia das Tunas (Restinga Seca, no rio Vacacaí); Balneário Passo do Verde (Santa Maria, rio Vacacaí); Balneário Nova Palma (Nova Palma, rio Soturno); Praia Carlos Larger (Candelária, rio Pardo); Praia Nova (Cachoeira do Sul, rio Jacuí).
Rio Uruguai
A Fepam ainda não completou as cinco campanhas de amostragem nos 14 pontos de coleta dos balneários da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. As coletas começaram no dia nove de dezembro.
Nesta bacia hidrográfica a Fepam desenvolve o Projeto Balneabilidade nos municípios de Alegrete, Itaqui, Jaguari, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Mata, Santiago, São Vicente do Sul, Cacequi, São Francisco de Assis e Vicente do Sul.
(
Assessoria de Imprensa da Fepam, 29/12/2006)