Comissão européia incentiva produção de energia nuclear
2006-12-28
A Comissão Européia estará finalmente aberta ao uso da energia nuclear como forma de cortar as emissões de carbono e evitar os preços flutuantes da energia, noticiou o jornal francês «Les Echos» O jornal afirmava ter obtido um esboço do texto sobre o novo plano da União Européia para criar uma política energética comum entre os 25 estados membros. O tratado final será publicado a 10 de Janeiro.
Com diversas páginas dedicas à energia nuclear, o rascunho referia ainda a separação dos produtores e distribuidores de energia. Durante o mês de Dezembro, a Comissão tem feito algum esforço para competir com o mercado energético americano. Diversos jornais têm noticiado a corrida para a nova política com base em rascunhos antigos. Alguns dos relatórios mostraram-se contraditórios e uma fonte próxima dos redactores do texto afirmou à Reuters que esses já tinham sido ultrapassados.
A fonte acrescentou que o processo de redigir o texto final está em andamento, dado que uma série de pontos ainda aguardam esclarecimento. Segundo o texto, de todas as formas de energia que emitem um número limitado de carbono, a energia nuclear é mais desenvolvida nos EUA. «É mais vulnerável às flutuações de preço do que o carvão ou o gás… além do mais, está disponível em quantidades suficientes para várias décadas e será espalhado pelo mundo inteiro», podia ler-se no texto.
(Reuters, 27/12/2006)
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=17525