Sai a licença para construir usina em Dourados
2006-12-28
A empresa Dourados – Álcool e Açúcar S/A poderá iniciar a execução do seu projeto de construção na região de Itahum, já que uma resolução da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, publicada ontem, revalidou a licença de instalação da usina.
A licença havia sido suspensa no início de novembro pelo secretário de Meio Ambiente, José Elias Moreira, por recomendação do Ministério Público Estadual, por falta do projeto de georreferenciamento da reserva legal e falta de definição da forma de recolhimento da compensação ambiental, que será para o Parque Natural do Paragem.
A primeira usina de Dourados é um projeto do empresário Celso Dal Lago Rodrigues e do grupo Unialco, de Guararapes (SP). O investimento previsto é de R$ 180 milhões e as obras deverão começar em janeiro do próximo ano. A sua capacidade será de três milhões de toneladas de cana/ano, devendo gerar 1.500 empregos diretos. Neste ano foram plantados cinco mil hectares de cana e outros cinco mil serão plantados em 2007, segundo Dal Lago.
O Parque Natural do Paragem criado em 2005 vai receber ainda este ano cerca de R$ 340 mil para a realização de várias obras como cerca, construção de guarita, pórtico de entrada, trilha ecológica, pontes, sinalização e preservação das nascentes.
Essa será a compensação da Dourados – Alcool e Açúcar para cumprir a legislação ambiental que obriga a indústria a fazer a doação a título de compensação pelos impactos ambientais causados pela implantação do empreendimento.
(Por Cícero Faria, Correio do Estado, 27/12/2006)
http://www.correiodoestado.com.br/exibir.asp?chave=144253,1,3,27-12-2006