Estudo mostra grande contraste de perda de ozônio nos pólos Norte e Sul
2006-12-27
Um estudo divulgado na segunda-feira (25/12) mostra que a perda da camada de ozônio sobre a Antártica nos últimos 20 anos foi muito superior à registrada no Ártico. O estudo encontrou uma redução forte e "generalizada" da camada de ozônio sobre o pólo Antártico - com início no final dos anos 70 e se agravando nas décadas de 1980 e 1990.
Pesquisadores do governo dos Estados Unidos realizaram um estudo que identificou uma forte queda do nível de ozônio em alguns testes atmosféricos realizados após 1980 na Antártica, comparado a décadas anteriores.
No Ártico, as quedas no nível de ozônio são esporádicas e mesmo os índices mais baixos não se aproximam das perdas regulares na Antártica, destacaram os pesquisadores. "A perda no Ártico e muito menor que a perda na Antártica", disse Robert Portmann, pesquisador da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), em Boulder, Colorado.
Os cientistas têm controlado o buraco na camada de ozônio sobre a Antártica nos últimos 20 anos. A Agência Espacial Européia (ESA) informou em outubro passado que a Antártica sofreu em 2006 uma das maiores perdas anuais de sua camada de ozônio, com o buraco chegando a 28 milhões de km2, quase tanto como no ano 2000.
Na Antártica, a redução da camada de ozônio em algumas latitudes excede freqüentemente os 90%, e o fenômeno tem se agravado desde 1980, destacaram os pesquisadores. No Ártico, a redução ocasionalmente chega a 70% e, em meados dos anos 90, foi de 50%, mas a escala e o alcance do problema é muito menor do que na Antártica.
O estudo, divulgado no "Proceedings of the National Academy of Sciences", foi baseado em mais de 40 anos de medições da camada de ozônio. O ozônio filtra os raios ultravioleta, que provocam danos na vegetação e câncer de pele em humanos. A camada de ozônio é destruída por produtos químicos como o cloro flúor carbono (CFC), emitido por sprays e refrigeradores.
(Folha Online, 27/12/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=28621