Explosão em oleoduto na Nigéria mata ao menos 16 pessoas
2006-12-27
Um oleoduto explodiu nesta terça-feira na maior cidade da Nigéria, Lagos, matando ao menos 16 pessoas e deixando dezenas de feridos, segundo informações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A rede de TV americana CNN, no entanto, afirma que o número de mortos já chegou a 40.
O número de vítimas ainda pode crescer dramaticamente, e dezenas de corpos podem ser vistos em meio às chamas no local da explosão. O calor intenso impede o trabalho de resgate de trabalhadores, enquanto uma densa fumaça se espalha pelo bairro de Adule Egba.
A explosão sacudiu a região ao nascer do sol, informou o porta-voz do CICV Umar Mairiga. Segundo ele, 16 corpos já haviam sido levados para o necrotério, mas as chamas impediam que outras vítimas fossem resgatadas. Mairiga afirmou ainda que há vários feridos, mas ele não especificou um número.
Ainda não está claro que material estava sendo transportado no oleoduto nem a causa da explosão. É comum na Nigéria o desvio de combustíveis refinados carregados por oleodutos, e os líquidos às vezes causam explosões.
Em maio, mais de 150 pessoas morreram em uma explosão similar em Lagos. A Nigéria é um grande produtor de petróleo africano, mas a corrupção, a pouca capacidade de refinamento dos materiais e problemas de gerenciamento costumam deixar a população sem combustível para seus veículos.
(Folha Online, 26/12/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u103138.shtml