Técnicos da Fepam informam melhor vazão no rio dos Sinos
2006-12-26
Técnicos do Serviço de Emergência Ambiental da Fepam monitoraram o Rio dos Sinos no feriadão. A chuva dos últimos dias melhorou as condições do rio, estabilizando o nível de oxigênio. A vazão, que domingo (24/12) chegou a 50 metros cúbicos por segundo, ontem estava em 35 metros cúbicos por segundo, superando a média de 8 metros cúbicos por segundo da semana passada.
'Pela média histórica, a vazão deveria estar em 100 no início do verão', esclareceu o diretor técnico da Fepam, Jackson Müller, destacando que hoje haverá nova medição. Segundo ele, no feriadão, não foi necessária a injeção de oxigênio puro no rio. Disse ainda que está em avaliação a adoção de medidas preventivas para evitar excesso de bombeamento de água pelos arrozeiros.
Müller afirmou que, apesar da chuva, a água não se acumula por muito tempo no canal. Contou que, para a situação se normalizar, é necessário chover em abundância em Santo Antônio da Patrulha e Caraá, junto às nascentes. Outra preocupação é com a elevada temperatura da água que, no dia 16, atingiu os 34 graus. 'A temperatura alta e a vazão baixa aceleram a decomposição das matérias orgânicas presentes no manancial', disse.
(Correio do Povo, 26/12/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp