Vereador Dib destaca empenho do Dmae pela qualidade da água na Capital
2006-12-26
Responsável pela administração do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em duas ocasiões (em 1968 e entre 1975 e 1976), o vereador João Dib diz que o departamento 'é uma família, composta por servidores que vestem a camiseta na manutenção da excelência da qualidade da água que abastece a cidade'. Ele recorda os convênios formalizados em sua primeira gestão e que resultaram no abastecimento dos bairros Alto Petrópolis e Sarandi. 'Os acordos previam investimentos de 500 milhões de cruzeiros, na época, sendo que 60% dos recursos eram custeados pelos loteadores', comenta. Na segunda gestão, Dib implantou o flúor no processo de purificação da água captada. 'Também aumentei a capacidade de tratamento de todas estações do Dmae, sem interromper o abastecimento', lembra.
Dib ainda deixou os emissários de esgoto da zona Norte em condições de receber a Estação de Tratamento Navegantes, construída posteriormente. Para Dib, o Dmae é um 'órgão extraordinário' justamente por abrigar laboratórios e um Centro de Estudos de Saneamento Básico dotados de tecnologia avançada.
Um dos que acompanhou os avanços do Dmae nos últimos 44 anos foi João da Silva, 68, funcionário de carreira desde 1962 e servidor mais antigo em atividade. 'No começo, era preciso muita força para executar um trabalho de campo. Hoje, as intervenções contam com potentes equipamentos', compara. Responsável pela Divisão de Água da Conservação Centro, ele busca uma forma para não parar de trabalhar. 'Minha rotina diária no Dmae me impulsiona a continuar vivo', afirma.
(Correio do Povo, 24 e 25/12/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp