Estudo da Unisc revela boa qualidade do ar em Santa Cruz do Sul
2006-12-26
Um estudo realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) revelou que a qualidade do ar que se respira naquela cidade é excelente, segundo dois importantes parâmetros de medição de poluição. A pesquisa foi iniciada em agosto. Durante três meses, o aluno da Química Industrial Thiago Rassier, o acadêmico e bolsista da Engenharia Ambiental Fabrício Weiss e a mestranda em Tecnologia Ambiental Luciane Ribeiro fizeram amostragens do ar, em seis pontos da área urbana de Santa Cruz do Sul. No total, foram reunidas 16 amostragens, de 24 horas.
Os resultados coletados mostram que a concentração de dióxido de enxofre, resultante dos processos industriais que utilizam algum tipo de queima e dos veículos, não superou 9 microgramas por metro cúbico, encontrando-se dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente. A norma determina que a concentração na atmosfera não deve superar a média aritmética anual de 40 miligramas por metro cúbico. Com 24 horas de amostragem o limite estabelecido é de 100 miligramas, mais que uma vez ao ano.
A pesquisa continuará em 2007. Segundo a professora do Departamento de Química e Física, Rosana Schneider, a idéia é coletar mais amostras, incluindo períodos da safra do fumo, quando a atividade industrial é mais intensa. Ainda assim, a expectativa é que os padrões não se alterem significativamente. "As indústrias aqui têm equipamentos de controle da poluição", destaca, mas avisa que é preciso estar alerta ao aumento no número de empresas e da atividade industrial.
(Correio do Povo, 24 e 25/12/2006)
www.correiodopovo.com.br