Ministra espanhola pede fim da matança de touros
2006-12-23
Após dizer na véspera que era preciso banir a matança de touros no fim das touradas, a ministra espanhola do Meio Ambiente, Cristina Narbona, afirmou na quinta-feira (21) que as declarações - que causaram polêmica no país - não passavam de um comentário "a título pessoal".
"Temos que adotar essa medida gradualmente e, quem sabe, já na próxima legislatura, para tentar evitar, ao menos, esse momento final sangrento." As declarações geraram reações negativas de pessoas ligadas ao esporte e políticos. Mas ecologistas elogiaram a iniciativa.
José Blanco, secretário do governista PSOE - Partido Socialista Operário Espanhol, disse que trabalhará para que seu partido não reconheça o veto à morte dos touros. Já Joan Puig, porta-voz do partido republicano catalão, deu "boas-vindas" a Narbona ao "clube" antitouradas.
Uma pesquisa realizada pelo Gallup em outubro revelou que só 27% dos espanhóis se interessam pelas touradas. Nesta semana, a última arena que promove touradas em Barcelona anunciou que pode fechar por falta de público.
(Folha Online, 23/12/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=28577