Fepam vai monitorar o rio dos Sinos no feriado de Natal
2006-12-24
Os técnicos do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler – Fepam – vão monitorar o rio dos Sinos no feriado de Natal, mantendo equipes da Emergência e do Laboratório em plantão. A chuva dos últimos dias melhorou as condições do rio, estabilizando os níveis de oxigênio dissolvido na água e a vazão.
Se os padrões se mantiverem durante o feriado, será feita nova medição na próxima terça-feira (26). Caso contrário, será acionado todo o esquema emergencial para atender possíveis demandas. O equipamento de injeção de oxigênio puro no rio
ficará desligado. Os técnicos do Seamb avaliam medidas de ações preventivas para evitar excesso de bombeamento de
água por parte dos arrozeiros nas lavouras.
Na quinta-feira (21/12), foram retiradas do rio oito toneladas de lixo que ficaram presas às redes de contenção na localidade do Pesqueiro, em Sapucaia do Sul. Também foram retiradas as barreiras de contenção. A vazão do rio dos Sinos aumentou na quinta-feira para 41,5 m³ por segundo, quando na quarta-feira (20) estava em 19,9 m³ por segundo. A Agência Nacional das águas (ANA) não divulgou a vazão na manhã de sexta-feira (22/12).
Nesta sexta-feira, as medições de oxigênio puro na água acusaram os seguintes resultados: na Gerdau 2,4 mg/L (miligramas por litro); Passo do Carioca (Sapucaia do Sul) 3,4 mg/L; Pesqueiro (Sapucaia do Sul) 3,0 mg/L; abaixo do arroio Portão 3,5 mg/L; abaixo do arroio João Correia 3,5 mg/L e na BR 116 (São Leopoldo) 5,2 mg/L.
(Fepam, 22/12/2006)
http://www.fepam.rs.gov.br