Desmatamento foi o crime ambiental mais cometido em 2006
2006-12-26
O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - realizou em 2006 279 operações de fiscalização. Os crimes mais flagrados foram contra a flora, com ênfase em desmatamento, queimadas e comércio ilegal de madeira.
Dividindo-se em regiões, há uma concentração maior de crimes contra a flora nos estados que fazem parte do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Brasileira - Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins. Já na região sul e sudeste, predominam os crimes contra a fauna, como tráfico e posse de animais silvestres.
Segundo dados preliminares do Ibama, o estado mais autuado por desmatamento em 2006 foi o Mato Grosso, seguido pelo Pará. Roraima fica em terceiro, mas ao contrário dos outros dois estados, em que a infração ocorreu em áreas extensas, o desmatamento foi significativo, porém verificado em várias pequenas áreas.
As operações conjuntas entre o Ibama, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares e Ambientais e Exército Brasileiro “possibilitaram que as ações de fiscalização, controle e combate aos ilícitos ambientais tivessem um incremento, com resultados significativos para o meio ambiente”, disse a AmbienteBrasil Luiz Márcio Bitencout, coordenador Geral de Fiscalização Ambiental-substituto do Ibama.
Segundo ele, um dos maiores desafios enfrentados em 2006 foi a limitação financeira para o atendimento de todas as demandas existentes. Sendo assim, houve a necessidade de se estabelecer prioridades a serem atendidas através de análise técnica.
Além da notória - e aparentemente imutável - escassez de recursos, o órgão sofre com a falta de fiscais. Mesmo com o aumento de pessoal, através de concurso público, devido às dimensões continentais do Brasil várias áreas ainda são carentes de fiscais, o que facilita a ação dos criminosos.
Mas nem tudo é negativo. Segundo Luiz Márcio Bitencout, das diversas ações realizadas pelo Ibama em 2006 destacam-se os resultados do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Brasileira, a partir do qual se verificou redução no avanço sobre a floresta.
(Por Neide Campos, AmbienteBrasil, 22/12/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=28542