Brasileiro não vê meio ambiente como entrave ao crescimento
2006-12-21
Os brasileiros acham que as restrições ambientais impostas pelas leis de proteção ao meio ambiente não são as responsáveis pelo baixo crescimento do Brasil. Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da ONG ambientalista WWF-Brasil mostra que a corrupção, a carga tributária e os juros são os responsáveis pelo baixo crescimento brasileiro. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (20/12), em Brasília.
Para apenas 7% é a questão ambiental que trava o crescimento econômico do País. Segundo a pesquisa, 62% avaliam que a corrupção é a responsável pelo atual desempenho econômico do Brasil. A alta carga tributária (que beira os 40% do PIB) e os juros são os motivos para o fraco crescimento brasileiro segundo 44% dos entrevistados. "Não dá para colocar a questão ambiental como bode expiatório para justificar o não crescimento do País", diz Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água Para a Vida, da WWF-Brasil.
A pesquisa, feita entre os dias 1º e 2 deste mês, ouviu 1.001 pessoas em todo o território nacional. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Além de mostrar a percepção da população brasileira sobre os reais motivos para o pequeno crescimento da economia, a pesquisa questionou os entrevistados sobre os motivos para o agravamento do problema da água no Brasil. O desperdício ainda é indicado como principal problema, segundo 47% das pessoas ouvidas.
O fato novo revelado na pesquisa foi a indicação de que o desmatamento também contribui para a situação ruim dos recursos hídricos. Para 22%, a destruição de florestas afeta os mananciais do Brasil. Na pesquisa de 2004, o desmatamento não foi indicado como um dos problema.
(Por Agnaldo Brito, O Estado de S. Paulo, 20/12/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/dez/20/289.htm