Montevidéu será sede de Observatório de Energia Renovável para a América Latina e o Caribe
2006-12-20
Montevidéu será a sede do Observatório de Energia Renovável para a América Latina e o Caribe, com o que buscará aumentar a segurança energética, incrementar o investimento e o uso de energias renováveis, segundo um esboço de um documento da Onudi - Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.
O novo observatório, que ainda não tem data marcada para entrar em funcionamento, "visa a somar esforços dentro e fora da América Latina e do Caribe para aumentar a segurança energética, essencial para o desenvolvimento sustentável, tornando maior o investimento e o uso de fontes de energia renováveis para usos industriais e produtivos", diz o texto.
O objetivo geral do observatório regional é "unir esforços para reduzir a pobreza existente em determinadas áreas da região, garantindo a segurança energética a partir do uso de fontes renováveis de energia".
Ainda visa ao "aumento de investimentos que facilitem o acesso a serviços energéticos estáveis, modernos e amplamente sustentáveis aos moradores das regiões mais desfavorecidas da região", destaca o documento, acrescentando que buscará incrementar o acesso dos diferentes atores - universidades, institutos técnicos, ONGs, etc. - ao conhecimento existente na questão.
A decisão de criar o observatório em Montevidéu surgiu dos compromissos assumidos durante a reunião ministerial Ibero-americana "Segurança Energética na América Latina: energia renovável como alternativa viável", celebrada em setembro passado na capital uruguaia.
(AFP/ Terra, 19/12/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=16720&iTipo=6&idioma=1