Bunge fertilizantes e Fosfértil se fundem criando nova empresa
2006-12-20
A Fosfertil e a Bunge Fertilizantes acabam de anunciar um projeto de união das duas empresas em um programa que visa dar às suas atuais estruturas as melhores condições para competir com os players globais no promissor setor brasileiro de fertilizantes e reduzir a dependência de importações. O Projeto está descrito no Fato Relevante enviado à CVM e que contempla uma série de etapas jurídicas, financeiras e empresariais que vão se desenvolver nos próximos meses.
A Bunge já tem 52,35% da Fertifos, holding que controla a Fosfertil com participação de 81,53%. Isso deverá facilitar a fusão entre as empresas, segundo analistas de mercado. A nova empresa resultante da fusão terá mais de 5 mil funcionários e faturamento mundial de R$ 5,5 bilhões.
A Fosfertil é uma das principais fornecedoras de produtos fosfatados e nitrogenados e a Bunge Fertilizantes é a líder no varejo de fertilizantes no Brasil. Na caminhada, que vai ser fiel à nossa política de transparência, as duas empresas assumem, desde já, um Compromisso Público que balizará as empresas e suas unidades industriais e comerciais bem como seus dirigentes e seus acionistas, oferecendo um retrato o mais completo possível dos próximos passos.
O mercado brasileiro de fertilizantes é o quarto maior do mundo, com o maior potencial de crescimento.Este mercado se globaliza a grande velocidade, criando dificuldades novas para empresas locais como a Fosfertil e a Bunge Fertilizantes e, como conseqüência, alargando os espaços a serem ocupados por fortes empresas globais, tal como está ocorrendo nos mais diferentes segmentos industriais da economia mundial.
Segundo comunicado conjunto lançado pelas duas empresas, o bom entendimento dessas novas realidades é a base para as transformações que a Fosfertil e a Bunge Fertilizantes estão propondo a seus acionistas sejam eles titulares de ações ordinárias e/ou de ações preferenciais, visando alinhar a companhia resultante ao posicionamento estratégico e mercadológico adotado pelas principais empresas mundiais do setor.
De acordo com o comunicado, a partir da aprovação da proposta agora apresentada, as duas empresas – Fosfertil e Bunge Fertilizantes – passarão a atuar conjuntamente na busca da total integração de suas atividades de administração, de mineração, de pesquisa, de produção e de comercialização de matérias-primas e de fertilizantes, com vistas à obtenção de ganhos de escala e à captação de sinergias administrativas, operacionais, comerciais e de racionalização de suas operações e de seus investimentos.
(Midiamaxnews – MS, 19/12/2006)
http://www.midiamaxnews.com.br/