Carris anda com ônibus a gás, que reduz emissão de gás carbônico
2006-12-20
A Carris realizou ontem (19/12) uma volta de teste com o ônibus modelo Citelis, movido a gás natural. A apresentação ocorreu na III Perimetral entre a avenida Ipiranga e a praça Guia Lopes), em uma parte do itinerário da linha T-11. O coletivo partiu da Carris com técnicos da companhia e não levou a população, pois foi fabricado na França, não tem licença para transportar passageiros no Brasil e não está adaptado às condições das ruas e avenidas do país.
Fabricado pela Iveco, do grupo Fiat, o Citelis é utilizado no transporte coletivo urbano em algumas grandes cidades européias. Conforme a empresa, caso a frota atual de ônibus urbanos Euro III usados em Porto Alegre fosse substituída por veículos Citelis, a emissão de gás carbônico cairia de 42,1 mil toneladas ao ano para 38,3 mil toneladas ao ano.
Quanto ao consumo, é equivalente ao do diesel. O preço, porém, está bem acima dos carros que hoje compõem a frota. Segundo a Iveco, o veículo custa entre 60% e 100% a mais do que os usados em Porto Alegre. Conforme o gerente de Operações da Carris, Júlio Cesar dos Santos, há possibilidade de que o ônibus seja produzido no Brasil, o que baratearia os preços.
(Correio do Povo, 20/12/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp