Fepam entrega zoneamento da Silvicultura
2006-12-19
O diretor-presidente da Fepam, Antenor Ferrari, entrega às 15h desta quarta-feira (20), ao governador Gemano Rigotto, no Palácio Piratini, o zoneamento ambiental da silvicultura no Estado. Este trabalho permitirá, mediante condicionantes, tornar viável empreendimentos privados para o plantio de florestas.
O zoneamento ambiental dividiu o Estado em 45 unidades de paisagem, baseadas na geomorfologia e fitofisionomia natural do Estado. Foram inseridos dados sobre uso atual da terra, reflorestamentos (inventário contínuo e informações das grandes empresas), Unidades de Conservação, áreas potenciais para conservação da biodiversidade, espécies ameaçadas, raras e endêmicas da fauna e flora, sítios paleontológicos, arqueológicos, histórico-culturais, rotas turísticas, hidrologia.
Também consta do zoneamento ambiental da silvicultura dados sobre déficit hídrico, flora ameaçada e sítios arqueológicos e paleontológicos.
O estudo deverá nortear os licenciamentos ambientais da atividade no Estado, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 12 de maio deste ano entre a Fepam e Ministério Público Estadual (MPE).
O Zoneamento Ambiental da Silvicultura deverá funcionar como uma importante ferramenta de gestão ambiental. Como ferramenta de decisão servirá, ainda, para outros usos, em especial no planejamento de ações voltadas a preservação, conservação e manejo dos bens naturais do estado.
(Assessoria de Imprensa da Fepam, 19/12/2006)
www.fepam.rs.gov.br