Eletrosul e atingidos pelas obras da Usina Passo São João (RS) assinam acordo de indenização
2006-12-19
A Eletrosul e a Comissão de Representantes dos Atingidos pelas obras da Usina Hidrelétrica Passo São
João – que a empresa está construindo no Rio Grande do Sul – assinaram na sexta-feira
(15), termo de acordo coletivo que trata da indenização e remanejamento das famílias que moram nas áreas atingidas.
O empreendimento envolverá cerca de 320 propriedades rurais localizadas nos municípios de Roque Gonzáles, São Luiz Gonzaga, Dezesseis de Novembro, Rolador e São Pedro do Butiá, na região Noroeste do RS. As famílias que vivem na área onde será construído o canteiro de obras devem começar a receber as indenizações a partir de janeiro de 2007. Após isso, elas serão remanejadas para outras
localidades. Em seguida, as indenizações serão pagas às famílias que vivem nas áreas que serão inundadas. A Eletrosul também vai oferecer orientação técnica aos agricultores por meio de uma “bolsa de terras”, com informações sobre disponibilidade, localização e preços praticados no mercado.
Com investimento
de R$ 260 milhões, as obras civis da Usina Passo São João devem iniciar em março do próximo ano. A Usina terá uma potência instalada de 77MW a Eletrosul estima que até o final de 2009 entre em funcionamento. Durante as obras devem ser gerados 750 empregos diretos e 1.500 indiretos.
A Empresa
A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. é vinculada ao Ministério de Minas e Energia e subsidiária da Eletrobrás, atuando na geração e transmissão de energia elétrica em alta e extra-alta tensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A empresa conta com mais de 9 mil quilômetros de linhas de transmissão, 33 subestações, 11 subestações com operação e/ou manutenção da Eletrosul e uma conversora de freqüência localizada na cidade gaúcha de Uruguaiana, que faz a integração energética entre Brasil e Argentina. A estrutura inclui ainda 19 mil torres e 68 mil quilômetros de cabos, necessários para transmitir energia aos cerca de 28,8 milhões de habitantes dos quatro estados, uma área que representa 18,1% do
mercado nacional de energia elétrica e que é responsável pela geração de 19% do PIB (Produto Interno Bruto). Para atender a essa demanda, a Eletrosul tem uma capacidade de transformação de 16.953,3MVA.
(Por Adriana Haas, Assessoria de Comunicação Social & Marketing ACS, 18/12/2006)