Pós-graduação vai fortalecer estudos climáticos em toda a Amazônia
2006-12-19
Acontece hoje (19/12), no Auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), o lançamento do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Clima e Meio Ambiente, ambos a serem gerenciados pelo Instituto em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A solenidade contará com as presenças do diretor do Inpa, Adalberto Val, do magnífico reitor da UEA, Lourenço dos Santos Pereira Braga, dos coordenadores do programa, Antonio Manzi (Inpa) e Marcílio de Freitas (UEA), entre outras autoridades locais.
O Programa foi aprovado no mês passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), e já iniciará com nota 4. O Edital de seleção encontra-se em processo de elaboração, sendo que, em princípio, serão disponibilizadas, anualmente, cerca de 15 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado, com previsão de início para agosto de 2007.
Ele constitui o primeiro Programa de Pós-graduação em nível de doutorado, no Brasil, que tem como foco central os estudos avançados da interação clima e meio ambiente que afetam o funcionamento ecológico dos biomas amazônicos.
(INPA/MCT, 18/12/2006)
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/42636.html