Seminário discute agenda nuclear do País
2006-12-19
Com o objetivo de integrar tecnologias, pesquisas e inovações em torno do combustível nuclear, especialistas das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e da Eletronuclear participaram durante toda a semana passada de um seminário realizado nas unidades industriais das duas empresas, em Angra dos Reis e em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
Nesse 1º Seminário de Integração Tecnológica foi também estabelecida uma nova forma de relacionamento entre técnicos e dirigentes, que facilite e agilize a tomada de decisões entre ambas as empresas envolvidas na geração de energia nuclear. A INB, indústria vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, fabrica o combustível que alimenta as usinas nucleares, mantidas pela Eletronuclear.
O combustível nuclear para Angra 3; a substituição do gerador de Angra 1; o ciclo de longa duração; a análise de segurança de Angra 1; os projetos de combustíveis avançados 16NGS e HTP e a nacionalização de componentes do combustível nuclear foram os principais temas técnicos debatidos durante o seminário.
O diretor de produção da INB, Samuel Fayad, adiantou que, para tornar mais efetiva a integração de suas atuações, as duas empresas decidiram realizar periodicamente seminários focalizando temas específicos e estão discutindo a oportunidade de elaborar um planejamento de suas ações conjuntas, sem deixar de lado os interesses comerciais de cada uma.
(Por Helena Beltrão, Ministério da Ciência e Tecnologia, 18/12/2006)
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/42641.html