Estudo revela que plantar árvores para combater o aquecimento global pode ser uma perda de tempo
2006-12-19
A idéia de que as árvores são grandes sumidouros de carbono pode estar equivocada. Dependendo do local onde são plantadas, as novas florestas podem mais prejudicar do que ajudar a salvar o clima do planeta. Um estudo revela que plantar árvores para combater o aquecimento global pode ser uma perda de tempo, principalmente se as árvores estiverem em latitudes elevadas.
Cientistas dizem que os benefícios que as árvores trazem ao reduzir o dióxido de carbono na atmosfera pode ser sobreposto pela capacidade que elas possuem de manter o calor próximo ao chão. Modelos computacionais indicam que as árvores só ajudam a resfriar o planeta se estiverem plantadas nos trópicos. A plantação de mais árvores em altas latitudes poderia ser prejudicial de uma perspectiva climática.
“O que nós descobrimos é que em regiões de medias latitudes - onde os Estados Unidos e a maioria dos países europeus estão localizados - os benefícios climáticos de se plantar árvores é próximo a zero”, afirmou o ecologista Govindasamy Bala do Laboratório Nacional Lawrence Livermore. “Em regiões cobertas sazonalmente pela neve (em latitudes ainda mais elevadas), o plantio de árvores pode ser contra produtivo”, acrescentou.
Problema crescente
Bala e seu colega Ken Caldeira, da Instituição Carnegie, de Washington, usaram um modelo computacional para determinar o impacto que as florestas localizadas em diferentes partes do planeta causariam na temperatura. A analise indicou que três fatores estão envolvidos.
As florestas podem resfriar o planeta absorvendo o gás carbônico, causador do efeito estufa, durante a fotossíntese; ou evaporando de água para a atmosfera, o que causa um aumento da nebulosidade e cria barreiras de nuvens brancas que refletem a radiação solar de volta para o espaço. Mas as árvores também podem causar aquecimento pelo fato de serem escuras, absorverem muita luz do sol e liberarem calor no terreno ao seu redor.
“O nosso estudo mostra que florestas tropicais são muito benéficas para o clima, pois ajudam a absorver carbono e aumentam a nebulosidade, o que ajuda a resfriar o planeta”, explica Bala. Quanto mais você se afasta do Equador, no entanto, esses ganhos são reduzidos.
O modelo computacional da equipe prediz que plantar mais árvores em locais de medias e altas latitudes pode provocar um aquecimento de alguns graus até 2100. “A superfície escura da copa de novas árvores em latitudes elevadas nas regiões boreais permite a absorção de mais luz solar, o que contribui para o aquecimento da superfície”, avalia Bala.
O estudo encontra pouco ou nenhum beneficio em se plantar árvores em regiões temperadas. E os cientistas alertam que muitos esquemas para compensar emissões de carbono por meio de plantação de novas floretas podem não ser apropriados. “Quando você planta árvore para frear o aquecimento global, precisa avaliar o local em que fará isso. Acredito que nosso estudo demonstra claramente que os benefícios para clima são maximizados quando se planta árvores nos trópicos”, completa Bala.
(BBC News, 16/12/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=16676&iTipo=5&idioma=1