Ibama zera o DOF e integra sistema de controle florestal no Pará
2006-12-16
A partir desta sexta-feira (15/12), os dados do Documento de Origem Florestal (DOF), do Ibama, migram para o Sistema de Controle Florestal (Sisflora) da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do estado do Pará (Sectam), que irá emitir as novas guias de controle de produto florestal, em substituição ao DOF. O Sisflora do Pará é similar aos sistemas que funcionam nos estados do Mato Grosso e de Rondônia.
O DOF foi criado pelo Ibama e, nesses três meses de existência, foi aprovado pelo setor empresarial e instituições governamentais e não governamentais. Segundo o coordenador-geral de Recursos Florestais do Ibama, José Humberto Chaves, a novidade é que o processo de integração desses sistemas começa com o DOF. O Sisflora será adaptado para emissão de guias com dois códigos de barras e, um dos códigos será igual ao do DOF e utilizado para o reconhecimento automático da guia em todo o território nacional.
“Além de ter acesso on line à informação, o Ibama e os órgãos estaduais de meio ambiente (Oemas) poderão checar a validade das guias emitidas pelos estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso com o mesmo procedimento usado na fiscalização do DOF, por meio da internet, de satélites e do sistema 0800”, esclarece Chaves.
Antônio Carlos Hummel, diretor de Florestas do Ibama assegura que esse é o primeiro passo para a construção de um portal integrador em que todos os integrantes do Sisnama disponibilizarão na Internet as informações sobre a gestão florestal no país, conforme prevê a Resolução Conama nº 379/2006.
(Por Edson Gillet, Ibama, 15/12/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4812