Especialistas alertam para inundação de Bangcoc em 20 anos
2006-12-15
A capital da Tailândia vem sofrendo um processo contínuo que poderá levar a sua inundação em um prazo de 20 anos, se não forem construídos diques dos dois lados do Rio Chao Phraya, advertiu o Centro Nacional para a Prevenção de Desastres.
Em relatório oficial, o centro atribui o processo gradual de inundação ao planejamento urbanístico ruim, ao aquecimento global, às chuvas cada vez mais freqüentes e ao aumento do nível do mar. Bangcoc, construída em torno de Thonburi, a capital criada em 1782 nas proximidades da foz do Rio Chao Phraya, no golfo da Tailândia, era até há menos de 50 anos, uma cidade cortada por centenas de canais navegáveis.
Atualmente, a maior parte dos canais que facilitavam a drenagem da cidade está bloqueada por toneladas de cimento e terra, sobre as quais foram colocados ruas e edifícios. "O remédio para evitar essa situação é começar imediatamente a construir diques ao longo do leito do rio, que inunda Bangcoc", disse o centro dirigido por Smith Dharmasaroja, considerado o maior especialista do país.
(Efe, 14/12/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=28430