Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica pedem ajuda para se transformarem em Parque Nacional no Piauí
2006-12-14
Está acontecendo no sul do Piauí o maior desmatamento do Nordeste. São mais 77 mil hectares de caatinga, cerrado e mata atlântica que estão sendo desmatados com autorização do Ibama, num projeto de manejo florestal.
A área foi aprovada em uma moção no Plenário do CONAMA em abril de 2006, para se transformar no Parque Nacional da Serra Vermelha, com 273 mil hectares. Trata-se da maior floresta do Estado, com a maior biodiversidade da região.
Mesmo sabendo que a floresta será transformada em um Parque Nacional o Ibama não se sensibilizou e autorizou o desmate. A FURPA e outras ONGs do Estado do Piauí, entraram no dia 27 de novembro deste ano, na justiça para suspender o desmatamento floresta.
Com a passagem da Ministra Marina Silva pelo Piauí, no dia 27/11, foi entregue a ela um ofício solicitando empenho para suspender o desmatamento do Plano de Manejo autorizado pelo IBAMA, e ao mesmo tempo que determine a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA o envio da força tarefa para proceder os estudos e os levantamentos técnicos, visando a criação do Parque Nacional da Serra Vermelha.
(Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação, 12/12/2006)
http://www.redeprouc.org.br/noticia.asp?codigo=150