Ibama tenta conter vazamento de óleo no Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)
2006-12-14
Técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Polícia Militar de Meio Ambiente tentam conter os efeitos de um vazamento de óleo combustível que contaminou um córrego do Parque Nacional da Serra do Cipó, na região central de Minas Gerais. O óleo estava sendo transportado por um caminhão que tombou, na tarde desta terça-feira (12/12), na MG-010, no município de Santana do Riacho.
Segundo o sargento Ladir Tameirão, do Grupo da Polícia Florestal de Meio Ambiente de Lagoa Santa, o motorista perdeu a direção do veículo, que levava 25 mil litros de óleo, e tombou na altura do km 108, na zona rural do município. O motorista nada sofreu no acidente, mas a carga acabou vazando.
Cerca de 4 mil litros do produto vazaram, mas apenas parte do material atingiu o córrego Chapéu do Sol, que deságua no Rio Parauninha e no Rio Cipó, localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, que faz parte do Parque da Serra do Cipó.
Homens do Corpo de Bombeiros, da PM de Meio Ambiente foram enviados ao local. Eles usaram mantas para absorver o óleo, mas a chuva fina que atinge a região do acidente dificulta o trabalho das equipes.
O motorista do caminhão alegou à Polícia Rodoviária Federal que, no momento do acidente, a pista da MG-010 estava molhada e, por isso, ele perdeu o controle do veículo. O Ibama autuou a empresa responsável em R$ 75 mil.
(Por Felipe Lins, Estado de Minas, 13/12/2006)
http://www.uai.com.br/