Projeto de reflorestamento prevê plantio de 8 milhões de mudas na Baixada Fluminense
2006-12-12
Uma área de 8 milhões de metros quadrados – correspondentes a cerca de 800 campos de futebol – na Serra de Madureira, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, começa a ser reflorestada com vegetação nativa de mata atlântica. O objetivo é evitar deslizamentos de terra que colocam em risco a vida de cerca de 100 mil pessoas que vivem nas encostas da região, que sofre com o desmatamento.
As primeiras mudas do projeto lançado pela prefeitura do município foram plantadas ontem (11/12). Nos próximos quatro anos, está previsto o plantio de 2 milhões de árvores – ipê, jatobá e cedro, entre outras.
“Tomara que agora dê certo”, disse a moradora Delza Furtado. Ela contou que em novembro as chuvas que atingiram a região causaram prejuízos a diversas famílias. “Há pouco tempo desabou muita casa aqui. Graças a Deus a minha não caiu, mas pingou muito lá. E é horrível, porque eu sou aposentada e tenho quatro filhos.”
Para o prefeito Lindberg Farias, o reflorestamento dessa área de mata atlântica é fundamental para toda a Baixada Fluminense. “Essa área sempre vai sofrer com o perigo dos desabamentos em épocas de chuvas. Só tem um jeito de prevenir que eles aconteçam: é plantando árvore. E essa região tem tudo para ser um grande pulmão da baixada”, afirmou.
De acordo com o coordenador do projeto, Celso Junius, a iniciativa vai ainda gerar empregos e capacitação juntos à população jovem da região. Para participar do programa de reflorestamento foram selecionados 144 jovens que participaram de aulas técnicas sobre reflorestamento, produção de mudas e combate a incêndio. Eles vão receber benefícios como uma bolsa de estudos no valor de R$ 150 por mês por um período de até nove meses.
“Além de contribuir com o meio-ambiente eu ainda vou ter a possibilidade de trabalhar nessa área, que é bastante interessante”, avaliou a universitária Bianca Nunes, uma das selecionadas.
O programa conta também com um viveiro com capacidade para 400 mil mudas de espécies nativas por ano. Todas elas são compradas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
(Por Thaís Leitão, Agência Brasil, 11/12/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/12/11/materia.2006-12-11.3319918891/view