Fiscalização do Ibama Mato Grosso fecha o ano com balanço positivo
2006-12-12
Mais de meio bilhão de reais lavrados em multas. É o resultado do trabalho realizado neste ano pela fiscalização do Ibama no Mato Grosso até agora. “Certamente esse esforço concentrado contribuiu para a redução dos índices de desmatamento no estado em 34% em comparação com o ano passado”, comenta o superintendente do Ibama do Mato Grosso, Paulo Maier.
Além das ações rotineiras desempenhadas pela Superintendência, Gerências Executivas e Escritórios Regionais, o esforço concentrado nas ações de fiscalização foi fruto também do funcionamento das cinco bases operativas de fiscalização montadas nas diversas regiões do estado: Aripuanã, Alta Floresta, Sinop, Vila Rica e Pantanal.
As equipes de fiscalização, que contaram com a participação de servidores de outros estados, planejaram e efetuaram diversas operações executadas em áreas da Floresta Amazônica e do Cerrado - Operações Kayabi I e II, Operações Angelim I, II e III, Operação Green, Operação Harpia, Operação Surucucu, Operação Onça Preta, Operação Guarantã, Operação Caipora III, Operação Varredura, Operação Bicho do Mato -, e também na região do Pantanal Mato Grossense - Operação Jauru, Operação Jacaré, Operação Guaporé, Operação Leste -, entre outras.
Todo o trabalho desenvolvido atualmente pelas coordenações de fiscalização no estado repercute ainda mais positivamente quando levado em conta o enorme passivo deixado após a Operação Curupira, que desarticulou esquemas de corrupção e favorecimento dentro do próprio órgão. Levando-se em conta os valores lavrados em multas desde esta operação, o Ibama Mato Grosso aplicou 534 milhões de reais em multas, desde os meses finais de 2005.
“A Superintendência do Ibama no Mato Grosso agradece à equipe de servidores e aos colaboradores das outras unidades que desempenharam importante papel no combate aos crimes ambientais neste estado”, conclui Maier.
(Ibama, 11/12/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4792