Brascan Energética abre pequenas usinas no rio Carreiro
pchs
2006-12-12
A Brascan Energética está investindo na construção de três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) no rio Carreiro. Iniciadas em outubro, as obras das PCHs Cotiporã, Caçador e Linha Emília estão na fase de abertura dos acessos, com término previsto para 22 de dezembro. Já as implantações das PCHs, que ocorrerão simultaneamente, devem encerrar-se em março de 2008.
As PCHs ficarão nos municípios de Serafina Corrêa, Nova Bassano, Guaporé, Dois Lajeados, Fagundes Varela e Cotiporã. As obras vão mobilizar mil funcionários, entre 700 nas PCHs Emília e Cotiporã e 300 na Caçador. A Casa de Força da PCH Caçador Energética ficará em Serafina Corrêa, com potência de 22,5 MW. A da PCH Cotiporã Energética será instalada em Cotiporã, com potência de 19,5 MW. Já a Casa de Força da PCH Linha Emília será implantada em Dois Lajeados, também com potência de 19,5 MW.
Segundo a engenheira química Carla Schmidt Oberdiek, da Brascan Energética, as PCHs são uma alternativa às restrições socioambientais das grandes barragens. Isso porque elas funcionam com reservatórios mínimos ou derivações de cursos de água permanente, com potência de no máximo 30 MW, destinadas a suprir demandas locais.
(Correio do Povo, 12/12/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp