Um ataque terrestre realizado anteontem por um atirador contra dois ônibus onde estavam trabalhadores da indústria do petróleo, na Argélia, causou a morte de um deles e ferimentos em outros nove. A informação é do Ministério do Interior daquele país.
O ataque, que ocorreu em Bouchaoui, perto da capital argelina, vitimou empregados da Brown & Root Condor, filiada do setor de construção da companhia norte-americana Halliburton Co.
Os trabalhadores estavam retornando a um hotel quando se iniciou o ataque, resultando na morte de um motorista argelino e em ferimentos em quatro birtânicos, dois libaneses, um canadense, um norte-americano e um argelino.
Nenhum grupo se responsabilizou pelo ataque, que está sendo investigado.
A Argélia, maior produtor da África de gás natural e segundo maior supridor desse combustível para a União Européia, depois da Rússia, tem experimentado um boom de investimentos has seen an investment boom em anos recentes, após uma série de reformas que incluíram a liberalização da economia O país planeja aumentar suas exportações totais de gás nos próximos três anos, e pensa em duplicar as vendas para a União Européia, que está tentando reduzir sua dependência da Rússia.
A nação africana vende 61% de seu gás para a Itália e a Espanha e 39% para outros países europeus, incluindo França, Reino Unido e Turquia, além de suprir os Estados Unidos.
(Por Yasmine El-Rashidi,
Bloomberg News, 11/12/2006)