Pequim retira 13 mil táxis de circulação para reduzir poluição
2006-12-12
A capital da China retirou de circulação, neste ano, 13 mil táxis antigos altamente poluentes, uma das muitas medidas que estão sendo postas em prática para reduzir a poluição até os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Os táxis retirados serão substituídos por modelos novos que cumprem a regra Euro-3 (norma da União Européia, que implantou, em 2000, novas exigências para os veículos a motor, para reduzir a poluição), explicou Liu Xiaochen, secretário-geral do governo de Pequim, citado pela agência Xinhua.
Além disso, 2 mil ônibus antigos que ainda estão em circulação serão substituídos por outros 2.760, menos poluentes. Em 2005, as autoridades de Pequim já tinham substituído 28 mil táxis e 3.900 ônibus, mas a poluição da capital chinesa continua sendo evidente, tanto que se tornou a principal preocupação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos. Circulam por Pequim cerca de 2,8 milhões de carros, e este número aumenta em mil a cada dia, provocando engarrafamentos cada vez maiores.
Pequim já fez várias propostas para tornar mais fluente a circulação e reduzir o nível de poluição do ar durante os Jogos, como proibir a circulação de veículos particulares durante as Olimpíadas, dar férias coletivas para reduzir a pressão demográfica ou oferecer transporte gratuito durante as provas.
(EFE, 11/12/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/dez/11/182.htm