Economia de água em Bagé chega a 40% com instalação de hidrômetros
2006-12-11
Com os primeiros 500 hidrômetros de um total de 10 mil que serão instalados na cidade, no prazo de nove meses, já é possível constatar uma economia de 40% no consumo de água nas comunidades onde foi implantada a medida. A informação é da superintendente operacional do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb), Nívea Schiavon.
A avaliação até agora foi feita nos bairros Comandante Kraemer e Santa Terezinha. Neste fim de semana, o Daeb deve finalizar a instalação dos hidrômetros no bairro Ivo Ferronato e, nos próximos dias, no bairro Santa Tecla. Quando o trabalho for concluído, das 35 mil residências servidas pela rede do Daeb, 25 mil terão o equipamento. Segundo a superintendente operacional, a medida deverá permitir redução em torno de 45% da distribuição, já que o controle será exercido de maneira mais eficiente e facilitará a detecção das perdas na rede.
Enquanto são adotadas medidas de controle, segue o racionamento na cidade, iniciado em dezembro de 2005. A diretora do Daeb, Estefania Damboriarena, diz que, mesmo que a situação dos reservatórios esteja sob controle, o racionamento - hoje de 18 horas diárias - continuará. 'A medida é preventiva para evitar colapso no abastecimento', explica.
(Correio do Povo, 10/12/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp