"Agricultura Natural: princípio da própria Natureza" é o tema da exposição que está acontecendo até o final de dezembro no Memorial do Meio Ambiente, no Núcleo de Estudos Avançados do Meio Ambiente (NEAMA), no Centro de Recursos Ambientais (CRA) da Bahia, que destaca o trabalho desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Fundação Mokiti Okada, sediados em São Paulo.
A principal atividade de pesquisa que está sendo mostrada é o desenvolvimento do programa para viabilização da agricultura nacional e, para isso, se baseia em quatro pontos principais como salvar o agricultor, produzir e fornecer alimentos saudáveis e seguros, preservar o meio ambiente e promover a verdadeira saúde do ser humano.
Para a realização efetiva dos objetivos do centro de pesquisa Mokiti Okada, foram criados vários setores que atuam de forma a integrar valores ecológicos e sociais, melhorando a qualidade dos produtos e sua origem além de preservar e recuperar o meio ambiente. Segundo Mokiti Okada, o corpo humano é constituído de várias centenas de matérias e a energia que o movimentam, provenientes do espírito e do elemento matéria contido nos alimentos. "Está comprovado que as pessoas que comem apenas alimentos sem tóxicos (isento de impurezas químicas) são mais sadias", afirma Okada.
O centro ainda trabalha com o objetivo de levar a verdadeira saúde para a população através dos alimentos. Por conta disso vem desenvolvendo produtos naturais, sem adição de qualquer tipo de aditivo químico, como geléias, doces e compotas, conservas, purê de tomate, entre outros, utilizando técnicas como desidratação, alteração de acidez e pressão osmótica dos alimentos.
Em 2003, foram desenvolvidos 20 novos produtos como barrinha de cereal, pão de batata, geléia de tomate, doce de casca de banana entre outros itens. A equipe de profissionais que atua no centro é formada por biólogos, técnicos de alimentos e microbiologia. Mais informações no site www.cpmo.org.br.
(
Assessoria de Comunicação/SEIA-BA, 05/12/2006)