Norte da Ilha de Santa Catarina ganha mais água
2006-12-08
A região do Norte da Ilha de Santa Catarina vai ter 40 litros por segundo a mais de água a partir da próxima semana, com a interligação ao sistema Pilões/Cubatão. As obras foram iniciadas em agosto e completadas ontem (7/12), quando o fornecimento foi suspenso para que os serviços pudessem ser realizados. A iniciativa integra o acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), que recomendou à Casan a suspensão de novas ligações para grandes empreendimentos na região.
"Por causa da recomendação do MPE, estamos efetuando novas ligações apenas em unidades unifamiliares", explica o presidente da Casan, Walmor de Luca. O presidente da estatal disse que muitos empreendimentos captam água diretamente do aqüífero de Ingleses e Rio Vermelho, sem nenhuma licença, resultando no esgotamento da capacidade do manancial, sem nenhum tipo de controle de recarga.
A capacidade do aqüífero é de quase 400 litros por segundo, mas a Casan usa apenas 310 litros por segundo. "Não há mecanismo de controle sobre o que é feito com os 80 litros por segundo restantes, usados por esses empreendimentos", acrescentou, confirmando a existência de salinização do manancial, através da pressão hidrostática.
Nesse sentido, a Casan implantou uma nova adutora entre o Jardim da Paz, no bairro do Saco Grande, e Santo Antônio de Lisboa, ponto em que já existe uma ligação com o sistema do Norte da Ilha. Com isso, será possível iniciar a substituição do uso do aqüífero pela água de Pilões/Cubatão. Na medida em que os empreendimentos deixem de usar o manancial subterrâneo e passem para a água do Continente, as novas ligações poderão ser feitas.
"Isso pode limitar o crescimento do norte da Ilha? Pode", responde, criticando os que sugerem a substituição dos poços profundos pela água de Pilões/Cubatão. "A água desse aqüífero é a melhor do Estado e não podemos abandonar tudo", disse. A Casan contratou uma empresa independente que confirmou estar quase no limite da capacidade da reserva.
(A Notícia – SC, 08/12/2006)
http://an.uol.com.br/ancapital/2006/dez/08/1ger.jsp