Ibama apreende sete felinos num circo em Brasília
2006-12-08
Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu nesta quinta (6/12) cinco leões e dois tigres num circo em Brasília. O Circo Transcontinental está na cidade de Santa Maria, a 45 km do Plano Piloto. Durante a primeira vistoria, no final de outubro, o Ibama notificou o dono do circo a apresentar, em dez dias, melhorias nas jaulas dos cinco leões e tratar dos dentes de um desses animais. Na época, o circo foi multado de R$ 900,00, pois os dois tigres estavam com as garras das patas dianteiras arrancadas.
Ainda em outubro, os fiscais ouviram testemunhas de um incidente ocorrido uma semana antes no circo: um homem aparentemente embriagado teve a mão dilacerada ao colocar o braço dentro da jaula do tigre.
Segundo o coordenador da operação de fiscalização, Valério Machado Duque, o Ibama só voltou agora, pois, durante todo o mês novembro, os fiscais investigaram e constataram a veracidade do boato sobre o incidente com o tigre. Também procuraram um local para a destinação dos animais depois de apreendidos: o casal de tigres e os cinco leões estão no Zoológico de Brasília.
“Os maus-tratos constatados aqui neste circo e a falta de segurança demonstram a importância da população em se posicionar sobre os projetos de lei que estão no Congresso Nacional sobre a situação de animais silvestres utilizados em espetáculos circences”, enfatizou o coordenador da operação, que também contou com Policia Ambiental do DF e com técnicos do Zoológico de Brasília.
(Por Gustavo Rick, Ibama, 06/12/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4772