África do Sul lança projeto para desenvolver setor de biocombustível
2006-12-08
O governo da África do Sul vai estimular o desenvolvimento do setor de biocombustíveis, esperando que ele corresponda a 75% da energia renovável utilizada pelo país em 2013, sem impactar negativamente no suprimento de alimentos ou exigir demasiado suporte financeiro.
Um comunicado do gabinete divulgado hoje disse que foi aprovado um projeto denominado Estratégia Industrial de Biocombustíveis para o país. O projeto estima que o capital inicial para investimento será de cerca de US$ 840 milhões. O montante virá tanto do setor público quando do privado. O gabinete afirmou que uma força-tarefa foi montada para continuar a desenvolver o projeto.
O comunicado informou que o crescimento do setor será alcançado mediante a utilização do excesso da produção das safras e a expansão do uso de terras aráveis não-utilizadas, particularmente nas novas fazendas.
A indústria de biocombustível tem potencial para criar 55 mil postos de trabalho agrícola e contribuirá para reduzir a emissão de gases e um meio ambiente mais limpo, segundo o comunicado. O gabinete informou que o esboço da estratégia será novamente divulgado antes de sua finalização em maio de 2007. As informações são da Dow Jones.
(Estadão, 07/12/2006)
http://www.estadao.com.br/agronegocios/noticias/2006/dez/07/82.htm