Domingo haverá ato pelo Dia Internacional dos Animais em Porto Alegre
2006-12-07
Os grupos ativistas GAE - Grupo AntiEspecismo Porto Alegre, AnimaNaturalis Brasil e Sociedade Vegetariana Brasileira/Porto Alegre realizarão, no próximo domingo (10/12), ato de divulgação do Dia Internacional dos Direitos Animais.
Organizações e ativistas de direitos animais de 17 cidades brasileiras deflagrarão uma ação inédita no país - divulgar o DIDA, Dia Internacional dos Direitos Animais. O evento será realizado junto ao Movimento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção), a partir das 11h. Haverá encenações, apresentação de vídeos e coleta de assinatura em abaixo-assinados.
A data é uma alusão à ratificação, na ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, e visa chamar atenção para a necessidade do reconhecimento dos animais como sujeitos de direito, capazes de sentir e sofrer.
Os grupos colherão assinaturas para a nova Declaração dos Direitos Animais e realizarão encenações que mostram a exploração dos animais em diferentes dimensões pelos humanos - ciência, entretenimento, alimentação e vestuário.
Algumas das tantas reivindicações da data são o fim da vivissecção - experimentos com animais vivos, rotulagem em produtos que utilizam animais em testes, criação de delegacias de animais, proibição de rodeios e circos com animais, conservação dos habitats e, por fim, difusão do veganismo, estilo de vida que prescinde do sofrimento animal. Os veganos, portanto, não utilizam produtos de origem animal - carne, lã, couro, gelatina, leite, não vão a zoológicos e não compram animais de estimação.
Trata-se de uma relação com os animais não-humanos sem exploração, dentro da tese que afirma que os animais não pertencem aos humanos.
A reflexão que a manifestação deste domingo quer despertar se traduz por uma pergunta: "Quem nos deu o direito de tratar os animais como nossa propriedade?"
(GAE/Porto Alegre, 06/12/2006)