Vacina humana contra gripe aviária deve demorar mais 1 ano
2006-12-07
Uma vacina segura e eficiente contra a gripe aviária poderá estar disponível dentro de um ano, e se o mundo estiver enfrentando uma pandemia, o processo de liberação poderá ser apressado, disse uma representante da OMS - Organização Mundial da Saúde.
A diretora da Iniciativa de Pesquisa de vacina da OMS, Marie-Paule Kieny, fez a estimativa ao final de quatro dias de reuniões com 200 pesquisadores, cientistas e especialistas em saúde pública de diversas partes do mundo. Este foi o sétimo Fórum Global de Pesquisa de Vacinas da OMS, que avalia desenvolvimentos no combate a doenças como malária, dengue, aids, gripa vaiaria e papilomavírus humano.
Kieny disse que o ritmo do desenvolvimento da vacina contra o vírus H5N1 da gripe aviária, que pode infectar e matar seres humanos, depende do risco de o mundo enfrentar uma pandemia capaz de eliminar milhões de vidas.
Se não houver a pandemia, "poderemos esperar que, dentro de um ano, haverá vacinas contra variedades da gripe H5N1, que poderão ser licenciadas para seres humanos". Se a pandemia começar antes disso, o procedimento para certificar a vacina correrá mais depressa, disse ela. "Haveria um modo de urgência e os regulamentadores agiriam Amis depressa, porque o custo-benefício seria muito diferente", disse ela, durante entrevista coletiva.
Depois de dizimar as aves de granja asiáticas no final de 2003, a gripe H5N1 espalhou-se para o Oriente Médio e a África, matando pelo menos 154 pessoas em todo o mundo. A maioria dos infectados contraiu o vírus de pássaros doentes, mas a OMS teme que o vírus assuma uma forma capaz de saltar facilmente entre seres humanos, desencadeando uma epidemia global.
(Estadão Online, 07/12/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=28266