Membros do Mercosul discutem estratégia contra a desertificação
2006-12-07
Representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Chile discutem nesta quinta-feira (07/12) e sexta-feira (08/12) os temas que integrarão a Estratégia Mercosul de Luta contra a Desertificação, a Degradação da Terra e os Efeitos da Seca. O encontro ocorrerá das 9h às 18h, no Garvey Park Hotel, em Brasília (DF).
O encontro é resultado de uma reunião de ministros de Meio Ambiente do Mercosul, ocorrida em novembro de 2005, quando ficou decidida a incorporação dos temas da desertificação e da seca numa agenda ambiental comum. Desde então, um grupo de especialistas foi criado para formular uma estratégia contra àqueles problemas.
Os ministros definiram que a estratégia e ações a serem adotadas (relacionadas à segurança alimentar e à redução da pobreza), seriam complementares ao trabalho que já vem sendo realizado para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas - entre os quais se inserem as preocupações de evitar danos ambientais.
Além de lideranças dos países do Mercosul, estão presentes à reunião, em Brasília, representantes do Itamaraty, do IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, do Pnud - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da GTZ - Cooperação Técnica Alemã. O grupo é dirigido, atualmente, pelo coordenador do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação, da Secretaria de Recursos Hídricos do MMA, José Roberto de Lima. (MMA)
(Ambiente Brasil, 07/12/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=28270