ONU preocupada com desmatamento e degradação do solo na região andina
2006-12-07
O meio ambiente da região andina está em dificuldades pelo desmatamento e a degradação do solo, principalmente na Amazônia, disse nesta quarta-feira Ricardo Sánchez Sosa, diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). "Há problemas, há dificuldades de meio ambiente na região andina e o tema do desmatamento é a causa principal da degradação dos solos", assegurou à AFP Sánchez Sosa.
Ele afirmou que apesar das dificuldades que a região atravessa, "ainda está em tempo de agir, de fazer uma mudança na estratégia das políticas de desenvolvimento". O funcionário do Pnuma afirmou que o tema do desmatamento é a maior causa de degradação dos solos na região andina e que "agora sua principal ocorrência se dá na Amazônia, onde está a reserva do planeta".
"Devemos estar preparados com políticas adequadas para enfrentar estas dificuldades", acrescentou. O meio ambiente enfrenta ainda problemas como a salinização dos solos, a contaminação dos rios e de terras por produtos químicos provenientes da mineração e de empresas petroleiras.
"É preciso estabelecer estratégias no sentido de que o benefício da mineração tenha impacto na população, que produza mudanças na forma como os moradores podem viver bem quando acabar este mineral", afirmou. O diretor do Pnuma também disse que com as variações do clima haverá mais chuvas, mais secas, menos água, mais furacões e que a região andina deve se preparar para estes efeitos.
(AFP, 06/12/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2616501-2617000/2616976/2616976_1.xml