Indonésia pode sofrer outro tsunami, dizem especialistas
2006-12-06
Outro grande tsunami pode atingir a ilha de Sumatra nas próximas décadas, inundando áreas densamente povoadas ao sul da região mais atingida pelo maremoto de dezembro de 2004, previram pesquisadores norte-americanos e indonésios na terça-feira.
A mesma falha geológica que provocou o tsunami de 2004 continua correndo paralela para sudeste pelo oceano Índico, ao longo da costa de Sumatra, com potencial de afetar áreas ao sul, segundo a equipe, formada por membros de vários institutos. Eles disseram que a pressão na falha tectônica está crescendo, e que ela pode se mover a qualquer momento.
De acordo com o texto publicado na edição desta semana da revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, os danos desse novo maremoto podem ser iguais aos registrados em 2004 na província de Aceh. Movimentos nesta mesma falha haviam provocado dois grandes terremotos e tsunamis em 1797 e 1833, segundo os pesquisadores, que usaram uma combinação de história e geologia para tentar prever o que pode acontecer.
"Quando dizemos às pessoas vivendo neste trecho de 700 quilômetros da costa de Sumatra que eles provavelmente terão um grande tsunami dentro dos próximos 30 anos, eles pedem detalhes", disse Kerry Sieh, professor de Geologia do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
"Quanto tempo depois do terremoto eles terão antes de o tsunami chegar? Qual será o tamanho das ondas? Até que ponto no interior eles precisam estar preparados para correr? Que áreas são mais propensas a danos?", questionou Sieh. "Este documento é nossa primeira tentativa de responder a estas importantes questões."
Um gigantesco terremoto de magnitude 9,1 em dezembro de 2004, um pouco ao sul de Sumatra, provocou o tsunami que cruzou o Índico, atingiu todo o sul da Ásia e chegou até o leste da África. Mais de 230 mil pessoas morreram, e cerca de 12 países foram devastados.
Neste estudo, a equipe de Sieh disse ter estudado amostras de coral das ilhas para entender o quanto terremotos anteriores levantaram o leito marinho.
As ilhas exteriores podem proteger um pouco a cidade de Padang, em Sumatra, mas em 1797 o tsunami teria carregado um navio inglês de 200 toneladas para o meio da cidade, segundo os estudiosos. Os países mais vulneráveis estão instalando sistemas de alerta. Na semana passada, a Tailândia lançou a primeira de 22 bóias norte-americanas que detectam tsunamis. A próxima será colocada na costa de Sumatra.
(Reuters, 05/12/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2615501-2616000/2615788/2615788_1.xml