Acidente em mina mata pelo menos seis pessoas na China
2006-12-04
Pelo menos seis pessoas morreram e outras seis estão soterradas após o desabamento do teto da mina na qual trabalhavam na província central de Hunan, segundo informou hoje a agência estatal de notícias "Xinhua".
O acidente ocorreu, neste domingo, na mina pública de Guanyin, no município de Anping, quando 48 pessoas trabalhavam sob a terra. Quase todos os corpos foram resgatados em uma seção onde 15 pessoas trabalhavam, explicaram fontes das equipes de resgate, que não informaram outros detalhes.
O poço tinha uma capacidade de produção anual de 30 mil toneladas de carvão, mas, segundo Liu Shidong, diretor do escritório do setor carvoeiro municipal, havia recebido a ordem de suspender o trabalho por problemas com sua licença de segurança. A indústria do carvão emprega na China, maior produtor e consumidor mundial, cerca de sete milhões de mineiros, dos quais pelo menos seis mil morrem a cada ano em acidentes.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) apresentará esta semana um programa elaborado com o Governo chinês para melhorar a segurança nas minas, sobretudo nas localizadas em pequenas localidades, onde a percentagem de mortes duplica a média nacional.
(EFE, 04/12/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2613001-2613500/2613173/2613173_1.xml