Mudança climática agrava enchentes na Índia, diz pesquisa
2006-12-04
A mudança climática é parcialmente responsável pela piora das monções, os ventos que provocam fortes chuvas na Índia, contribuindo para o aumento na freqüência e na violência das enchentes no país, afirmam pesquisadores. Examinando dados sobre a s chuvas na região central da Índia entre 1951 e 2000, uma equipe de pesquisadores indianos, escrevendo para a revista científica Science, afirma que as chuvas fortes vêm aumentando 10% a cada década, enquanto que o número de eventos "muito pesados" mais que dobrou.
As temperaturas, enquanto isso, elevaram-se, em média, 0,5º C na Índia, no período. "Isto é o que esperaríamos se as temperaturas subissem, o que fizeram ao longo dos últimos 50 anos", disse B.N. Goswami, cuja equipe analisou dados de 1.800 estações pluviométricas. "Com isso, a umidade aumentou. Quando se aumenta a umidade, a atmosfera torna-se mais instável e aumentam os eventos de chuva pesada".
As monções, que começam em junho e geralmente se encerram em setembro, são uma das maiores causas de caos na Índia. Até o momento, neste ano, as chuvas mataram pelo menos 800 pessoas no país, com a maior parte das mortes atribuída a afogamentos, deslizamentos de terra, desmoronamento de casas ou eletrocução.
Um especialista em risco causado pelo aquecimento global na Ásia, A.R. Subbiah, do Centro Asiático de Preparação para Desastres, em Bangcoc, considerou a análise indiana interessante, mas afirma que os pesquisadores precisam recuar até 1875 para ligar o aquecimento global às monções. "Poderia ser um fator", afirmou. "Mas é difícil chegar à conclusão de que o comportamento da monção piorou, a menos que se tenha um intervalo de tempo maior".
(Estadão, 03/12/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/dez/01/277.htm?RSS