Primeira central energética de biomassa da China já funciona
2006-12-04
A China já pôs em funcionamento a sua primeira central elétrica integralmente alimentada por biomassa, com uma capacidade de geração instalada de 25 mil kilowatts, noticiou no sábado o jornal China Daily. Situada na província oriental de Shandong, no distrito de Shanxian, a central custou 35,7 milhões de dólares (cerca de R$ 77,4 milhões) e terá capacidade para consumir entre 150 mil e 200 mil toneladas de resíduos vegetais.
A capacidade de geração anual equivale a 400 mil toneladas de carvão com a vantagem de que produz 100 mil toneladas a menos de dióxido de carbono do que uma central térmica. As cinzas obtidas a partir da combustão da matéria orgânica podem ser utilizadas como fertilizantes de elevada qualidade. Como parte do plano para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, o governo chinês aprovou a construção de 30 unidades de biomassa, algumas das quais já estão em construção.
Novas fontes energéticas
A China, segundo maior poluidor do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos, sofre de um déficit energético endêmico, que quer resolver desenvolvendo energias não fósseis, como a nuclear e as renováveis. O país espera que o uso destas fontes energéticas aumente para 13% nos próximos anos, contra os atuais 7%.
Entre as renováveis, a China está apostando principalmente na energia eólica, a que mais crescerá no curto prazo. Responsáveis do país anunciaram recentemente que também estão pensando em construir a maior central solar do mundo na província de Gansu (norte).
(Lusa, 02/12/2006)
http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=5036