Fórum Mundial de Turismo lança rede de preservação da biodiversidade
2006-12-01
Um espaço virtual no qual se possa trocar experiências e idéias sobre a gestão do turismo para a preservação da biodiversidade é a proposta da Rede de Preservação lançada neste quinta-feira (31/11) pelo Fórum Mundial de Turismo. O conselho diretor do evento, que tem como parceiro executivo o Instituto de Hospitalidade (IH), atraiu para essa iniciativa o apoio do Monistério Brasileiro do Turismo e da Convenção da Biodiversidade das Nações Unidas, que tem sede no Canadá.
Esta rede é aberta e gratuita a qualquer interesado. Sua manutenção será feita pelo IH com o apoio financeiro do Ministério do Turismo. O ministro do turismo, Walfrido do Mares Guia, explicou que o intuito é preservar agindo. Dessa forma, antes de fechar locais de preservação à visita pública, o ideal é abri-los e dedicar um trabalho de conscientização aos turistas. Com isso, será pertmitido o conhecimento destes lugares, mantida a limpeza e a preservação natural.
O início do funcionamento da rede, feito oficialmente em Porto Alegre, deve ser seguido por demonstrações de resultados em 2008 no Salão Mundial do Turismo em Berlim. A idéia, segundo Oliver Hillel, gerente do projeto do secretariado da Convenção da Biodiversidade, é ter 300 participantes na abertura do próximo Fórum Mundial do Turismo, que acontecerpa pela primeira vez fora do Brasil.
(Jornal do Comércio, 01/12/2006)
http://jcrs.uol.com.br