Parque do Xingó vai revitalizar a bacia do Rio São Francisco
2006-12-01
Representantes do Ibama e de órgãos como o IBGE, Codevesf, Funasa, Semarh-BA e da sociedade civil reuniram-se, ontem, no Instituto de Biologia da Ufba, Ondina, para discutir o programa de revitalização da bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Na oportunidade, foi lançado o Parque do Xingó.
A criação da unidade de conservação com caráter de proteção integral foi uma das medidas compensatórias pelos impactos ambientais sofridos antes do licenciamento ambiental do empreendimento da Usina Hidrelétrica de Xingó.
O novo parque fica localizado na região da Usina e o seu entorno, ocupando uma área de aproximadamente 30.500 hectares que abrange os municípios de Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado, Piranhas, em Alagoas, Paulo Afonso, na Bahia, e Canindé do São Francisco, em Sergipe. A unidade está inserida em uma região considerada como biológica extremamente alta.
Hoje os representantes dos órgãos envolvidos com a causa e de moradores de municípios banhados pelo São Francisco realizam, em Salvador, a reunião do Núcleo de Articulação Estadual (NAP/BA), onde será definido o Seminário Nacional que será realizado no início de 2007.
(Por Catiane Magalhães, Tribuna da Bahia, 30/11/2006)
http://www.tribunadabahia.com.br/